Transtorno Bipolar
- psicologaclaudiagi9
- 16 de mai. de 2024
- 4 min de leitura
Atualizado: 26 de mai. de 2024

Vamos começar esclarecendo um mito, o Transtorno Bipolar não é a mudança brusca e repentina de humor, quem tem o transtorno tem sim alterações de humor mas de forma cíclica e espaçada, então quem muda de Humor no meio de uma conversa por exemplo não é a pessoa com transtorno Bipolar, isso é característica do Transtorno Borderline que vamos falar e explicar em um outro texto.
Bom esclarecido esse primeiro item vamos entender um pouco melhor sobre esse tema, que é um pouco mais complexo do que uma simples alteração de humor, e traz uma série de prejuízos para a vida do indivíduo.
Pessoas com o Transtorno Bipolar experimentam ao longo de sua vida alterações intensas de humor, que variam nos seus sintomas, com mudanças no padrões de sono, energia e atividades comportamentais, mas o que isso quer dizer exatamente.
Inicialmente vamos dividir os dois momentos mais clássicos que podem acontecer na vida de quem tem o Transtorno Bipolar, a fase maníaca e a fase depressiva.
Fase Eufórica o que acontece?
Na fase Maníaca ou de Euforia o indivíduo experimenta:
Sentimentos de ser capaz de produzir muitas coisas ao mesmo tempo, em algumas ocasiões um ego até inflado;
Dificuldade pra dormir, pois está com muita energia;
Muito mais ativo do que o normal, alto nível de agitação;
Pensamentos acelerados essa mente começa a projetar várias coisas ao mesmo tempo;
Na sequência desses pensamentos a pessoa cria a falsa sensação de que tem muitas coisas pra fazer;
Distorção de prioridades;
A fala passa a ser mais volumosa e acelerada, misturando vários assuntos, a pessoa fica mais falante;
Pode ter picos de nervosismo porque aqui as pessoas não conseguem acompanha-lo;
Ficam mais sensíveis, e tornam-se menos cuidadosas consigo mesmo;
Tendem a ficar mais propensos a gastar excessivamente, sair demasiadamente, fazer uso de álcool e outras substâncias, além de se exporem ao sexo sem prevenção;
Esse momento é de muita agitação e pouca precaução.
Fase deprimida o que acontece?
Já na fase deprimida o indivíduo experimenta:
A energia baixa a um nível que pode ficar dias na cama;
Sentimento de tristeza, vazio;
Diminuem drasticamente suas atividades, mesmo a rotina aqui pode existir dificuldade de ser cumprida;
Os pensamentos sobre si ficam bem distorcidos, pessimistas e cheios de culpa;
Podem ter insônia também, mas aqui dormir demais não é incomum já que estão com baixo nível de energia;
Sentem que não podem ou não merecem desfrutar da vida, que são um peso na vida das pessoas;
Alterações no apetite e concentração são duas coisas que atrapalham muito, pois com a falta de energia habitual nessa fase deixar de comer aqui pioram as coisas;
Pensar em morrer aqui não é incomum, tão pouco a possibilidade de suicídio, esse é um risco bem presente nessa fase.
Fase Mista o que acontece?
Não podemos deixar de observar que existe a fase Mista e o indivíduo experimenta:
Como o própria nome da fase relata, um misto desses sintomas podem aparecer, trazendo certa confusão para o indivíduo, achando que pode estar só tendo dias ruins;
Sim são dias ruins mas isso está relacionado com o contexto da doença e pode ser tão prejudicial quanto as viver as fases separadamente, e levar a pessoa de um extremo ao outro em dias;
Esses extremos que experimentar agitação em um dia e depressão em outro trazem a sensação de uma falta de auto controle absurda, fazendo a pessoa ter um sentimento de inadequação excessivo, levando a erros de pensamentos sobre própria capacidade de gerir a vida, uma fase perigosa e delicada.
A mudança de humor no Transtorno Bipolar ela vai acontecendo de forma gradativa e dura períodos que podem oscilar entre semanas e meses, além de irem acontecendo em vários momentos da vida, normalmente o diagnóstico é feito a partir do momento em que se entra na fase da adolescência, mas podemos observar cuidadosamente nossas crianças com essas alterações de humor que aparecem de tempo em tempo sem motivo aparente.
O porque é arriscado fazer o diagnóstico em crianças, justamente por não existir maturidade emocional ainda, e somos nós adultos que devemos ensinar as nossas crianças a regularem seu humor, e lidar com suas frustrações, alegrias, perdas e ganhos, e como isso ainda está em formação essas mudanças de humor nas crianças é muito prematura para um diagnóstico.

As pessoas com transtorno Bipolar tem muita dificuldade de organizar sua rotina, por isso contar com uma rede de apoio é importante, procurar sempre manter atividade física, evitar trabalhos no período noturno e prestar atenção aos sinais que os próprios comportamentos trazem nas mudanças de fase.
Tratamento
É possível tratar e chegar a estabilidade, e é quando esse momento acontece que a pessoa percebe o quanto ela suportou da doença até chegar nesse ponto.
Não existe uma causa especifica para o desenvolvimento da doença mas a herança genética e anomalias das produções químicas de nosso cérebro são cruciais aqui.
O tratamento consiste em medicação para controlar e regular o humor e terapia para auxiliar na compreensão da doença e no desenvolvimento dos sintomas, aprendendo a perceber as sutis diferenças e buscar ajuda a tempo antes de entrar em sofrimento novamente.
O seu olhar cuidadoso e a busca por tratamento devolve a qualidade de vida perdida.